“GESTORA DA IX GERES – JOELMA RODRIGUES, PARTICIPA DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO EM ARARIPINA”
Quinta-feira, 25 de fevereiro, a Gestora da IX Gerência Regional de Saúde (GERES), Joelma Rodrigues, participou do Fórum de Educação no Trânsito, que aconteceu no Auditório Charles Luciano, na cidade de Araripina, Sertão de Pernambuco. O Evento promovido pelo Detran-PE, contou com a presença de autoridades municipais de Araripina e Trindade, da CIRETRAN Araripina, da Autarquia de Transito de Araripina – ATTA, além de representantes dos clubes de serviços, associações de transportes alternativos, dos orientadores de trânsito, dos Centros de Formadores de Condutores - CFCs, da FIEPE, das concessionárias Honda e Yamaha, de estudantes e da imprensa.
A Gestora Joelma Rodrigues lembrou no início da sua fala, que sempre que menciona o trânsito que tem sido um dos grandes problemas de enfrentamento social no Araripe, a saúde está presente. – Temos um número expressivo de morte de jovens por causas externas e mortes que poderiam ser evitadas, ressaltou Joelma.
Para a gestora da IX GERES, diante dos fatos a Regional tem desenvolvido ações juntamente com Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Motos. Discorreu sobre os danos causados pelos acidentes de motos, que tem em suas estatísticas números assustadores principalmente na Região do Araripe. Com relação a óbitos de acidentes com veículos autopropulsados, a moto tem sido a verdadeira preocupação pela incidência maior da violência no trânsito.
A gestora mencionou a Unidade de Sentinela na Região, funcionando na cidade de Ouricuri, Sertão Pernambucano, responsável pelas notificações de acidentes de motos, e deixou clara a sua preocupação com a juventude Araripeana, que tem sido a vítima principal dessa violência, atingindo uma faixa etária de 20 a 29 anos e que em sua maioria são do sexo masculino. Relatou que geralmente as causas estão associadas a pessoas que estão dirigindo sem a habilitação, sem os equipamentos de segurança, e sob o efeito do álcool, lembrou.
Por isso o Comitê de Prevenção de Acidentes de Motos desenvolve várias ações estimulando os próprios municípios a formarem os seus comitês e para Joelma, a cidade de Araripina nesse aspecto avançou, dando os primeiros passos para agilizar a municipalização do trânsito e diminuindo os índices desse tipo de violência. Ela lembrou da parceria forte que tem com a Operação Lei Seca, que inclui, saúde, polícia e Detran, que tem sido fundamental para o combate aos problemas de violência no trânsito, e que com isso garantiu que os acidentes diminuíram substancialmente.