“A AÇÃO DA IX GERES VISA PRIORIZAR A DISCUSSÃO DO PROTOCOLO CLÍNICO DA MICROCEFALIA”

O Estado de Pernambuco neste final do ano de 2015, já registra mais de mil casos notificados de microcefalia, isto confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde até do dia 22/12/2015.
Pernambuco é o primeiro Estado do País a identificar a mudança do padrão dos casos de microcefalia, além de decretar situação de emergência, a SES publica Protocolo Clínico e Epidemiológico para Orientação dos Profissionais das Maternidades e Unidades de Referência para o atendimento dos bebês. Foi o primeiro a lançar o documento, no País, utilizado como modelo por outros estados da Federação. E é nesse intuito que a IX GERES está determinada a cumprir todo esse protocolo, avaliando e reavaliando cada ação, cada município, cada caso, as atividades que serão desenvolvidas para o combate ao aedes aegypti e o compromisso firmado de todos os Municípios da Região para melhorar os indicadores de saúde.
Para tanto, a equipe da IX GERES vem desenvolvendo ações dentro dos municípios para firmar uma aproximação com os profissionais, apresentar o protocolo clínico, o fluxo de atendimento e discutir as dúvidas e dificuldades encontradas pelos profissionais, criando esse intercâmbio que é de suma importância para os profissionais dos Municípios do Araripe, já que algumas ações como o combate a dengue, a chikungunya, ao zika vírus, precisam urgentemente serem intensificadas pelo motivo principalmente do Estado viver um surto de microcefalia.

