“O número de casos confirmados de H1N1 chegou a 32 em Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.”
O número de casos confirmados de H1N1 chegou a 32 em Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Os dados foram coletados até 26 de março e somam os registros comprovados em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que necessitam de internação, e Síndrome Gripal. No ano passado, no mesmo período, não houve casos confirmados de H1N1.
Segundo a secretaria, até 26 de março foram notificados 104 casos de SRAG, com oito confirmações de influenza H1N1. No mesmo período de 2015, foram 194 casos, sem confirmação.
Sobre a Síndrome Gripal, até o dia 26 de março foram realizadas 143 coletas de pacientes. Desses, 24 resultados deram positivo para influenza H1N1. No mesmo período de 2015, foram coletadas 157 amostras, sem confirmação.
“Não estamos em surto e não há motivo para pânico”, voltou a dizer a gerente de vigilância de doenças transmissíveis da SES, Ana Antunes. Ela afirmou que o trabalho de análise foi intensificado no segundo semestre do ano passado, através de parceria com o laboratório Evandro Chagas, no Pará, para onde amostras estão sendo enviadas.
Ainda de acordo com a secretaria, este ano já foram registrados cinco casos de SRAG com evolução para óbito, todos em investigação. As mortes podem ter sido provocadas por diversos vírus, como adenovírus e parainfluenza, e diversas bactérias, além de outros agentes etiológicos, como fungos. No ano passado, no mesmo período, sete casos de SRAG de causa não especificada tiveram evolução para óbito.