Saúde Mental: SES capacita profissionais


Profissionais de saúde que atuam nos serviços de urgência da Região Metropolitana do Recife (RMR) participaram, na manhã desta quarta-feira (10/08), de um encontro para discutir o atendimento de pacientes de problemas mentais em momentos de surto. O evento, que ocorreu no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), buscou os serviços de gestão a crises e a sensibilização para o manejo do paciente mental na rede pública.
A principal preocupação da gestão pública de saúde mental é a conduta do profissional de saúde para que o paciente seja bem assistido. O encontro traz representantes de 14 UPAs, além de outras unidades para discutir temas como a territorialização do acesso ao atendimento e o cuidado com o paciente.

Atualmente, a principal referência no atendimento a esse tipo de caso é o Hospital Ulysses Pernambucano, localizado no bairro da Tamarineira. “Também contamos com Centros de Atenção Psicossociais (Caps), mas queremos contar com as UPAs no atendimento desses pacientes. Para tanto, a sensibilização dos profissionais desses serviços é fundamental, para que esses pacientes sejam cuidados de forma apropriada seguindo um protocolo de atendimento”, explica o gerente de Saúde Mental da SES, Marcelo Costa.