SES recebe mães de crianças com microcefalia


O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, recebeu, na manhã desta terça-feira (02.08), representantes da União das Mães de Anjos (UMA) - rede solidária criada para ajudar famílias que cuidam de bebês com microcefalia – para discutir melhorias na assistência às crianças. O encontro, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), contou com profissionais de diversos setores do órgão ligados ao tema, além de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

“O Governo de Pernambuco está empenhado em manter um canal de diálogo permanente com as famílias de crianças com microcefalia. Fomos o primeiro Estado a notificar os casos, a criar protocolos e a organizar uma rede de atenção para o atendimento desse público. Agora, precisamos ouvir as mães para qualificar os serviços e para saber das novas demandas que possam ser necessárias na área da saúde”, afirmou o secretário Iran Costa.

Durante a reunião, o secretário destacou que um grupo de trabalho foi formado para auxiliar nas ações relacionadas à microcefalia em todas as Regionais de Saúde. Também lembrou que a SES já está estudando a elaboração de novos protocolos focados em reabilitação, problemas gastrointestinais e de crises convulsivas. “A gente está aqui para se associar a vocês, para ouvir as reivindicações e otimizar nossa rede de atenção”, frisou o secretário.

“Fico muito feliz com essa aproximação com a Secretaria. Em momento algum queremos bater de frente com o Estado, mas queremos caminhar juntos para o benefício do tratamento dos nossos filhos", disse a presidente da UMA, Germana Soares, mãe de Guilherme, de 8 meses.

Agora, a UMA ficou responsável por fazer um levantamento das reivindicações das mais de 300 mães cadastradas ao grupo para retornar à SES e à Secretaria de Desenvolvimento, que tem auxiliado a mãe em questões relacionadas à assistência social e na obtenção de benefícios.

ENCONTROS – No último dia 27.02, o governador Paulo Câmara esteve, em duas ocasiões, com representantes da União das Mães de Anjos (UMA). Acompanhado de uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde, o governador ouviu as mães sobre seus pleitos, falou sobre o trabalho intensivo do Governo do Estado e dos avanços.

No encontro, por intermédio de Paulo Câmara, mães acompanhadas de seus bebês conversaram com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, no gabinete do governador. Na ocasião, Paulo apontou alterações na lei do Benefício de Prestação Continuada (BPC) como uma das ações essenciais no enfrentamento desta grave problemática que atinge todo o Brasil. De acordo com o ministro, as sugestões apresentadas pelo Governo de Pernambuco serão incorporadas ao debate sobre o assunto no país.