Para estimular a cultura de paz
no trânsito e a prática da pilotagem segura, o Governo de Pernambuco lançou,
nesta segunda-feira (26.09), a campanha “Se liga, fera” de segurança para
motociclistas. Em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de
Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a
iniciativa vai promover, até o próximo mês de novembro, atividades de
conscientização e avaliação de risco, que visam reduzir o número de acidentes
de trânsito no Estado.
Em uma cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, no
Recife, foram apresentados os principais enfoques e as áreas de atuação do
programa, que pretende atingir 1,2 milhões de pernambucanos, através de
campanhas publicitárias, blitzes educativas, palestras, avaliação de itens de
segurança, entre outras ações.
O governador Paulo Câmara reforçou que a prevenção de acidentes
de trânsito é uma das ações prioritárias da gestão. "Nós estamos
conseguindo diminuir o número de mortes de acidentes de trânsito, mas temos que
reduzir cada vez mais. Precisamos conscientizar as pessoas dos perigos de
cometer excessos quando estão na direção de motocicletas ou de outros veículos
automotores. Então, essa campanha é muito importante, porque vai abranger
regiões estratégicas de Pernambuco e, ao mesmo tempo, vamos avançar na redução
do número de acidentes", declarou.
Para o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, que também
participou da cerimônia, “a questão dos acidentes de moto é hoje um dos maiores
problemas de Saúde Pública do Brasil inteiro. O gasto do Estado de Pernambuco
está na ordem de R$ 600 milhões ao ano - isso tem um impacto na ocupação de
leitos nas unidades hospitalares e atingem principalmente jovens no auge da
capacidade produtiva. Por isso, as ações educativas são fundamentais e
precisamos intensificar cada vez mais a fiscalização”, pondera.
Além do Recife, o programa vai atuar em outras seis cidades
pernambucanas do Agreste e do Sertão, onde foram registrados os maiores
índices de acidentes envolvendo motociclistas nos últimos anos. São elas:
Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Araripina e Petrolina.
Dividido em três eixos de atuação, o “Se liga, fera” envolve
ampla campanha em rádio, jornal, outdoor,
mídia-táxi, blitze educativas, ações de rua e redes sociais, com
alertas e dicas sobre o comportamento correto no trânsito e tendo como
público-alvo os motociclistas e condutores de ciclomotores das classes
socioeconômicas C, D e E. Em paralelo, o programa vai promover, também, ações de
avaliação de mais de 20 itens de segurança das motocicletas, orientações sobre
pilotagem segura e frenagem eficiente, além da importância de respeitar as
normas e regras de trânsito, com a participação direta das redes de
concessionárias de motocicletas das marcas associadas à entidade privada.
Para o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, o
envolvimento da população é essencial para que se alcance uma conduta
consciente e responsável no trânsito. "Essa campanha prevê uma
linguagem de fácil entendimento, que tem como objetivo conscientizar o
consumidor para que o trânsito se torne mais amigável. Por meio das nossas
redes de concessionárias, de todas as marcas, vamos expandir os mini
motocheckup por todo o território de Pernambuco. De forma gratuita, o usuário
poderá fazer o checkup com mecânicos especializados, que orientarão sobre a
manutenção que precisa ser realizada na motocicleta", explicou.
Outro ponto da campanha será focar em palestras de
especialistas, especificamente criadas para conscientizar adolescentes e jovens
de 15 a 18 anos, que serão ministradas em escolas de Ensino Médio das cidades
atendidas, para mostrar de forma descontraída e interativa como se deve
conduzir com segurança os veículos de duas rodas, tanto bicicletas quanto motocicletas.
O programa se completa com o percurso de um caminhão-carreta no roteiro destes
municípios para ministrar treinamento itinerante sobre técnicas de pilotagem.
IDENTIDADE
VISUAL - Além da gíria “Se Liga,
fera”, utilizada no slogan para aproximar e facilitar o entendimento do pedido
por mais atenção no trânsito, o público poderá conferir, ainda, outras
mensagens do cotidiano nas peças utilizadas durante a campanha, como: “Cuidado
para não se abestalhar no trânsito”; "Vamos falar sem arrodeio? Motociclista
que é massa respeita a vida”; “Não se aperreie! Pode pilotar com segurança”;
“Tá com a gota. Pra quê essa pressa toda?”; “Motociclista que é arretado usa
capacete”; “Não seja metido a cavalo do cão. Respeite o trânsito”; e
“Motociclista, bota o capacete e pilota com segurança”.
