Gestores da Secretaria Estadual
de Saúde (SES) e dos hospitais da rede estadual participaram, nesta terça-feira
(04/10), de uma oficina de sensibilização sobre o Curso de Desenvolvimento
Gerencial Integrado da Linha de Cuidado de Atenção às Urgências no Ambiente
Intra-hospitalar, desenvolvido pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor), em
parceria com o Ministério da Saúde e SES. O evento, que ocorreu no auditório do
Instituto
de Desenvolvimento Educacional (IDE), localizado no bairro do Pina, marcou o início do curso no Estado.
Na mesa de abertura, estiveram
presentes a coordenadora de Rede de Urgência e Emergência da SES, Flávia
Villa-Chan; a secretária-executiva de Atenção a Saúde da SES, Cristina Mota; o coordenador geral de Apoio à Educação Popular e à Mobilização
Social do Departamento de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da
Saúde, Rui Leandro da Silva Santos; e a representante do Hospital do
Coração de São Paulo, Gizelda Monteiro da Silva.
"Esse curso é voltado para
profissionais envolvidos com a gestão da unidade de saúde, como chefias,
gerentes e diretores hospitalares com o intuito de repensar os processos
internos da cada unidade. Até o mês de julho de 2017, serão realizados encontros
mensais com o intuito de repensar o planejamento dos serviços de urgências
dessas unidades”, explica a secretária executiva de Atenção à Saúde da SES,
Cristina Mota.
O evento englobou profissionais
que atuam em unidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão
do Estado e levantou a necessidade de se entender a Política de Atenção as
Urgências e a discussão permanente que deve ser feita para busca de novos
conceitos e quebras de paradigmas. A fala da representante do HCor aconteceu
depois do encerramento da mesa, e trouxe informações sobre a estrutura do
hospital paulista e a sua história. Além disso, explicou o Proadi-SUS, como
ação do Ministério da Saúde em parceria com hospitais filantrópicos parceiros
que busca a melhoria das condições da saúde do Brasil a partir da aplicação de
novos conhecimentos e tecnologias.
Desenvolvido pelo Hospital do
Coração de São Paulo, o projeto pretende qualificar os gestores para melhorar a
atuação no planejamento e programação das ações. A estratégia é capacitar a
gestão para repensar o planejamento da urgência e o plano gerencial do serviço.
Por meio desse planejamento das ações, será possível qualificar a assistência
prestada aos pacientes agudos, melhorando o tempo de atendimento e a resposta
da equipe.
