Serviços de urgências em debate no Recife


Gestores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e dos hospitais da rede estadual participaram, nesta terça-feira (04/10), de uma oficina de sensibilização sobre o Curso de Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Cuidado de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-hospitalar, desenvolvido pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor), em parceria com o Ministério da Saúde e SES. O evento, que ocorreu no auditório do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), localizado no bairro do Pina, marcou o início do curso no Estado.

Na mesa de abertura, estiveram presentes a coordenadora de Rede de Urgência e Emergência da SES, Flávia Villa-Chan; a secretária-executiva de Atenção a Saúde da SES, Cristina Mota; o coordenador geral de Apoio à Educação Popular e à Mobilização Social do Departamento de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Rui Leandro da Silva Santos; e a representante do Hospital do Coração de São Paulo, Gizelda Monteiro da Silva.


"Esse curso é voltado para profissionais envolvidos com a gestão da unidade de saúde, como chefias, gerentes e diretores hospitalares com o intuito de repensar os processos internos da cada unidade. Até o mês de julho de 2017, serão realizados encontros mensais com o intuito de repensar o planejamento dos serviços de urgências dessas unidades”, explica a secretária executiva de Atenção à Saúde da SES, Cristina Mota.

O evento englobou profissionais que atuam em unidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão do Estado e levantou a necessidade de se entender a Política de Atenção as Urgências e a discussão permanente que deve ser feita para busca de novos conceitos e quebras de paradigmas. A fala da representante do HCor aconteceu depois do encerramento da mesa, e trouxe informações sobre a estrutura do hospital paulista e a sua história. Além disso, explicou o Proadi-SUS, como ação do Ministério da Saúde em parceria com hospitais filantrópicos parceiros que busca a melhoria das condições da saúde do Brasil a partir da aplicação de novos conhecimentos e tecnologias.


Desenvolvido pelo Hospital do Coração de São Paulo, o projeto pretende qualificar os gestores para melhorar a atuação no planejamento e programação das ações. A estratégia é capacitar a gestão para repensar o planejamento da urgência e o plano gerencial do serviço. Por meio desse planejamento das ações, será possível qualificar a assistência prestada aos pacientes agudos, melhorando o tempo de atendimento e a resposta da equipe.