Saúde celebra mês da Consciência Negra


Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra representa a luta dos negros contra a discriminação racial. Assim, neste mês de novembro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, de forma intersetorial, uma série de ações e atividades na área da saúde em diversos municípios pernambucanos.
Na última quarta-feira (09.11), em Garanhuns, o I Fórum Regional de Saúde da População Negra reuniu lideranças do movimento negro, comunidades quilombolas, gestores de saúde, agentes comunitários de saúde e residentes de saúde do campo. A ação foi uma parceria entre a V gerência Regional de Saúde, a Coordenação Estadual de Saúde da População Negra e os 21 municípios da Região, com o intuito de promover melhores condições de atenção e cuidado da saúde da população afrodescendente, além de estreitar o diálogo com profissionais da saúde e ativistas sociais envolvidos nos movimentos.
Ainda durante o evento, foi apresentada a cartilha “A Doença Falciforme e as Mulheres”, lançada no início do mês de outubro e produzida por meio de parceria entre a SES e a Secretaria da Mulher. Voltada para profissionais de saúde, o encarte tem a intenção de divulgar informações e difundir conhecimento junto a este público sobre a doença.

“A publicação serve como ferramenta para a ampliação do conhecimento sobre aspectos relevantes de saúde da população negra, com ênfase na Doença Falciforme, agravo que pode colocar em risco a vida da mulher também durante a gestação”, afirma a coordenadora de Atenção à Saúde da População Negra da SES, Miranete Arruda.
Mais ações - Nos dias 17 e 18 de novembro, a SES participa do III Encontro de Saúde da População Negra de Caruaru e do seminário sobre Saúde da População Negra voltado para profissionais de saúde e estudantes no Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira (Imip), no Recife. Já no dia 22, acontece webconferência com a jornalista Rita Vasconcelos, da Fiocruz Pernambuco, cujo tema abordará as religiões de matriz africana, o racismo e a intolerância religiosa.
Já no dia 23, haverá reunião do Comitê Estadual de Saúde da População Negra, pela manhã, e seminário no município de Paulista sobre Valores Invisíveis no Mundo Globalizado, à tarde. Por fim, nos dias 29 e 30 de novembro será realizado o V Encontro Estadual de Saúde da População Negra e o II Encontro das Comunidades Quilombolas, Gestores, Profissionais de Saúde e Controle Social, em Gravatá, no Agreste.
Fonte:SES/PE