Lei Seca completa 5 anos


A Operação Lei Seca (OLS) em Pernambuco completou neste 1º de dezembro cinco anos de atividades e inaugura uma base administrativa na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, a partir deste mês. A nova estrutura ficará responsável por planejar ações específicas para todo o Sertão do Estado, nas seis Gerências Regionais de Saúde (Geres) - Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina. Esta organização consolida de forma permanente a interiorização das atividades educativas e de fiscalização das equipes da OLS, além de integrar a gestão do Nível Central, no Recife, com as demais Gerências - Caruaru, Goiana, Recife, Garanhuns, Limoeiro e Palmares. Serão traçados cronogramas de blitz para cada região com base nos dados estatísticos dos números de acidentados e georreferenciamento dos locais das colisões.
 
"Queremos otimizar a gestão dessas ações no Interior e atuar de maneira mais incisiva e focada. Com uma base física localizada no sertão vamos pensar em um calendário conjunto com as Regionais de Saúde, assim como elaborar ações educativas e de fiscalização que dialoguem cada vez mais com a necessidade e realidade de cada Regional, atendendo às diversas particularidades. As estatísticas darão suporte na formatação dos bloqueios. Os acidentes impactam diretamente a rede de hospitais, cujas enfermarias estão com mais da metade dos leitos ocupados por acidentados. Nosso trabalho de reformulação das blitzes foi todo construído com o objetivo de salvar vidas. Para garantir a segurança dos cidadãos, preparamos um esquema de fiscalização baseado na integração de órgãos, eficiência e transparência", ressalta o secretário de Saúde, Iran Costa.
 
Os acidentes e mortes no trânsito são encarados como questão de saúde pública e considerados como uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Só em 2015, estas seis Regionais de Saúde do Sertão somaram 13.090 acidentados de transporte terrestre com destaque para Petrolina, que registrou 3.340 atendimentos a acidentados, seguido de Ouricuri (3.013), Serra Talhada (2.350), Salgueiro (1.719), Afogados da Ingazeira (1.386) e Arcoverde (1.282). Os 13.090 atendimentos correspondem a 37% dos acidentados de todo o Estado, onde foram registrados 35.128 atendimentos, sendo 26.637 deles envolvendo motociclistas - 80% desses números são relativos a acidentes envolvendo motocicletas.
 
Atualmente, a epidemia de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motos, é o principal problema de saúde pública no Brasil. Em Pernambuco, por ano, são gastos cerca de R$ 1 bilhão com os acidentados de moto, quantitativo utilizado na saúde, previdência e outras áreas. No setor de saúde, esse tipo de paciente tem impacto na lotação dos leitos de enfermaria e de UTI, nas cirurgias eletivas, que precisam ser canceladas para que haja os atendimentos de urgência; e na reabilitação.
 
"Grande parte das ocorrências não está associada apenas ao relato do uso de bebida alcoólica pelo condutor. Sabemos que outros fatores como imprudência, excesso de velocidade e falta do uso dos equipamentos de segurança são fatores decisivos para colisões, quedas, capotamentos e atropelamentos", comenta o coordenador da Operação Lei Seca em Pernambuco, Luciano Nunes. 
 
A estrutura terá como sede o prédio da Geres de Serra Talhada, e contará com profissionais da Saúde e da Polícia Militar para garantir maior interação com gestores das Geres, hospitais, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Samu, Departamento Estadual de Estradas e Rodagens, Detran-PE e guardas municipais de trânsito. Cada Geres, desde o ano de 2012, já possui um Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Moto.
 
A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange todo o Estado de Pernambuco, lançada em dezembro de 2011. Desde então, 1,7 milhão de motoristas foram abordados, 148 mil foram multados, 20 mil veículos foram rebocados e 36 mil motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida. Os agentes realizaram 1,7 milhão de testes com o etilômetro. Desse total, 32 mil condutores sofreram sanções administrativas e 1,5 mil criminais, por alcoolemia.
 
Interiorização - Após obter bons resultados com uma redução significativa no número de acidentados nas grandes emergências da Região Metropolitana do Recife (RMR), desde dezembro de 2011, onde atuava com blitzes móveis diárias, a Operação Lei Seca iniciou, efetivamente, a regionalização de suas ações com o objetivo de coibir a associação entre o consumo de bebidas alcoólicas e direção em outubro de 2012, expandindo seus pontos de fiscalização para as regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata.
 
Estrutura - O trabalho da Operação Lei Seca em Pernambuco envolve cerca de 210 profissionais. Por blitz, atuam aproximadamente 13 agentes de três órgãos de Estado: Secretaria Estadual de Saúde (SES), Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), sendo quatro militares, quatro agentes do Detran e três técnicos da SES, além de motoristas para van e guincho. No trabalho de orientação, a Operação conta com quatro equipes educativas. Cada uma é composta por quatro pessoas com deficiência, cadeirantes ou muletantes, e dois auxiliares, que ajudam na condução dos deficientes e na entrega de panfletos e folders educativos. A ação ocorre em bares e pontos de aglomeração, como forma de evitar que os condutores dirijam após o consumo de álcool. As ações também acontecem em escolas, universidades, empresas e associações por meio de seminários e palestras.